Notícias
Observatório Nacional-RJ aprimora a hora do Brasil com o relógio óptico de césio de altíssimo desempenho da Oscilloquartz/Adtran
Compartilhe:
Rio de Janeiro, Brasil. 4 fevereiro, 2025. A Adtran anunciou que o Observatório Nacional do Brasil integrou o relógio atômico óptico de césio OSA 3300 Super High-Performance (OSA 3300 SHP), da Oscilloquartz, em sua infraestrutura de timekeeping. A implantação marca a primeira utilização de um relógio de césio com bombeamento óptico no observatório, permitindo manter e distribuir o horário legal brasileiro com desempenho incomparável. Com o dobro da estabilidade de curto e longo prazo em comparação aos principais relógios de césio magnéticos, além do dobro de vida útil operacional, o OSA 3300 SHP garante sincronização consistente e de alta precisão, apoiando tanto pesquisas nacionais quanto regionais e educação. A tecnologia solidifica o papel do observatório como líder em cronometria e colaborador essencial para o padrão global UTC.
“A implantação do relógio atômico de altíssimo desempenho da Adtran Oscilloquartz é um passo importante para avançar nossa missão. Ela nos capacita a alcançar novos níveis de estabilidade e precisão na manutenção da hora oficial do Brasil, garantindo que nossa infraestrutura de timekeeping atenda aos mais altos padrões globais,” disse Dr. Ricardo José de Carvalho, Chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira no Observatório Nacional do Brasil. “Fundado em 1827, nosso observatório possui uma longa tradição como a instituição de pesquisa mais antiga do Brasil em astronomia, geofísica e metrologia. Essa nova tecnologia fortalece nossa capacidade de realizar observações científicas cruciais, desde o monitoramento sismológico até a coleta de dados astronômicos. Ela nos garante melhores condições para contribuir com colaborações científicas internacionais e manter nosso status como líder na comunidade global de timekeeping.”
“Ela nos capacita a alcançar novos níveis de estabilidade e precisão na manutenção da hora oficial do Brasil”
Dr. Ricardo José de Carvalho, Chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira
O relógio atômico de césio OSA 3300 SHP da Adtran, a mais recente adição ao portfólio de sincronização da Oscilloquartz, está ampliando as capacidades do Observatório Nacional do Brasil (reconhecido pelo código de laboratório ONRJ no Bureau Internacional de Pesos e Medidas - BIPM). Como autoridade nacional de timekeeping, o Observatório gera e mantém o padrão de hora oficial do Brasil, garantindo sincronização precisa em sistemas críticos, incluindo telecomunicações e pesquisa científica. Aproveitando a tecnologia pioneira de bombeamento óptico, o OSA 3300 SHP oferece estabilidade excepcional de curto prazo e desempenho Allan Deviation duas vezes maior que o 3300 HP, mantendo a mesma vida útil de 10 anos. Seu design compacto se integra perfeitamente aos sistemas existentes, garantindo fácil implantação. Além disso, seus recursos de gerenciamento remoto simplificam as operações e aumentam a flexibilidade da infraestrutura de timekeeping do Observatório. Com o suporte da Nextest, fornecedora especializada em soluções de teste e medição, a implantação contribuirá para fomentar a colaboração internacional em timekeeping e metrologia.
“Estamos ajudando o Observatório Nacional do Brasil a fortalecer seu papel como líder em timekeeping. Nossa solução avançada será fundamental para apoiar seus esforços em expandir os limites da pesquisa científica, melhorar programas educacionais e contribuir com dados valiosos para a comunidade científica global,” comentou Allan De Souza, VP de vendas para a América Latina na Adtran. “Nosso relógio atômico de césio OSA 3300 SHP reflete nosso compromisso em avançar na tecnologia de tempo e frequência, construído com base em 75 anos de experiência em soluções de sincronização. Ele oferece ao Observatório uma precisão e estabilidade incomparáveis. Estamos orgulhosos de colaborar com a Nextest para apoiar esse trabalho vital e contribuir com inovações que fortalecem as capacidades globais de timekeeping", conclui.